Eficácia da auto-hemoterapia mostrada no Portal do CFM (*)
O Conselho Federal de Medicina – CFM incluiu no Portal Médico uma peça de propaganda na tentativa de esconder a verdade que vem sendo propagada há mais de cem anos: a eficácia da auto-hemoterapia no tratamento e cura de doenças.
Tão tendenciosa quanto o Parecer que combate a técnica, a propaganda diz que a auto-hemoterapia não teria eficácia comprovada e poderia ser perigosa.
Acontece que ao acessarmos o link o que encontramos é uma séria imensa de relatos de usuários da técnica contando como foram beneficiados pela auto-hemoterapia.
Vale à pena dar uma olhada nos depoimentos, inclusive de médicos que desmentem completamente a abordagem do referido conselho.
Acesse o Portal Médico e veja o que já foi relatado:
https://www.facebook.com/conselhofederaldemedicina/photos/a.1419721 984936536.1073741828.1419429351632466/1574828326092567/?type=1&theat er
06.03.2015
CFM agora faz anúncio ridículo
Depois de oito anos que publicou um parecer tendencioso, incompleto e falho sobre a auto-hemoterapia, o Conselho Federal de Medicina agora se superou e acaba de publicar, em 27 de fevereiro de 2015, uma nota em seu portal com o pretexto de reforçar que a auto-hemoterapia não teria eficácia comprovada. É esse mesmo o título da mensagem: “CFM reforça que auto-hemoterapia não tem eficácia comprovada”.
Eis o que diz a nota, que só pode desqualificar cada vez mais a entidade máxima dos médicos brasileiros: “O procedimento da auto-hemoterapia não tem efetividade científica comprovada e pode trazer danos. O alerta é do Conselho Federal de Medicina (CFM) que reforça a proibição da sua prática por médicos, pois tem recebido questionamentos e denúncias de pessoas leigas utilizando e divulgando a técnica”.
Para fazer um anúncio tão importante de que reforçava algo, era de se esperar que o CFM apresentasse alguma novidade. Mas simplesmente diz que a auto-hemoterapia não teria efetividade científica comprovada e isso eles tem repetido sem apresentar nada contra a técnica. Em seguida diz que “pode trazer danos”.
Mas não diz que danos nem porque. Seria obrigação de uma instituição séria apresentar a comprovação de qualquer dano, mas não apresenta porque nunca existiu dano no uso da auto-hemoterapia em mais de cem anos que é praticada.
Diz em seguia que “tem recebido questionamentos e denúncias de pessoas leigas utilizando e divulgando a técnica”.
O CFM precisava apresentar esses questionamentos e denúncias, pois nada proíbe as pessoas de utilizarem e divulgarem a técnica. E o CFM por mais poderoso que seja perante os médicos, que amedronta ameaçando de cassação se usar a auto-hemoterapia, não tem o poder de censurar os cidadãos –inclusive inúmeros médicos - que relatam os inúmeros benefícios que vem conseguindo com a técnica.
Continuando, a nota afirma que “A auto-hemoterapia consiste em retirar sangue de uma veia e aplicar no músculo da própria pessoa como forma de tratar algumas doenças”. Pelo menos esta informação está correta.
Lembra a nota que “Em 2007, o CFM emitiu o Parecer nº 12, ainda vigente, informando que ‘não existem estudos relativos à auto-hemoterapia desde a sua proposição como recurso terapêutico’ e que ‘não há evidência científica disponível que permita a sua utilização em seres humanos’. Aí simplesmente repete a cantilena de sempre, sobre o parecer que deixou de considerar bases de dados inteiras e ignorou trabalhos de pesquisa pelos simples fato de estarem “escritos em outros idiomas”.
Diz ainda que “A opinião é compartilhada pela Associação Brasileira de Hematologia e Hemoterapia (ABHH) que em seu site divulga que a “auto-hemoterapia é adotada por leigos e é desaconselhada por, além de não ter nenhum benefício comprovado no campo da ciência, poder apresentar inúmeros riscos à saúde”. Neste caso, podemos afirmar que se trata de afirmação completamente mentirosa e irreal, na tentativa de tapar o sol com a peneira.
O próprio CFM comprova a eficácia da auto-hemoterapia nos casos de Tampão Sanguíneo Peridural – TSP, e sabe dos seus efeitos no Plasma Rico em Plaquetas e muitas outras aplicações.
Por fim, mais um absurdo da citada nota; diz que “Pelo perigo e inconsistência científica, a auto-hemoterapia não pode ser usada pelos médicos.“Os médicos que a praticarem poderão sofrer penalidades que podem chegar ao registro profissional cassado”, afirma o corregedor do CFM, José Fernando Maia Vinagre. Esta afirmação ignora inclusive que os próprios médicos usaram a auto-hemoterapia por mais de 60 anos no Brasil beneficiando milhares de pessoas, sem qualquer reclamação.
28.02.2015
(*) Textos produzidos pelo jornalista Walter Medeiros, do Brasil
Publicados em http://www.rnsites.com.br/auto-hemoterapia.htm
No total, foram 212 curtidas e 315 compartilhamentos, favoraveis à auto-hemoterapia.